o período de 26 a 27 de março, Belém recebeu a maior intervenção artística de dança oriental do norte do Brasil. Com foco na cultura árabe, o II Belly Amazon promove workshops com convidados nacionais e internacionais e um show com mostra de escolas no sábado, 27.

Se, há algum tempo, era difícil encontrar profissionais voltados para esse estilo em Belém, hoje há todo um conjunto de professores bem capacitados trabalhando com a dança oriental. Essa é a opinião da dançarina, pesquisadora e coordenadora do evento, Claudianne Pollack.

Por esse motivo, o Belly Amazon surgiu inicialmente com a proposta de proporcionar aperfeiçoamento das técnicas e formação continuada a esses profissionais. Entretanto, a idéia também veio suprir outras carências: criação de pólos e platéias para esse tipo de arte, descoberta e incentivo aos talentos locais e disseminação da cultura árabe no Pará.Pois hoje mesmo com um nomero grande de profissionais não há nenhum workshop no norte do Brasil que disponibilize tantos valores culturais e contato com tantos mestres.belly_amazon2

Como já diz o nome do festival BellyAmazon “o encontro do oriente com Amazônia” tentamos ao máximo possível valorizar o lado das fusões amazônicas como fundir a dança oriental com ritmos regionais como o Carimbó e inclusive contando com a presença de tribalistas renomadas como este ano pudemos ter a presença de Aini Ashaki ganhadora do Bele Fusco e para o lado oriente tivemos a presença de grandes mestres como a grande bailarina Warda Maravilha o grande mestre de Dabke no Brasil com mais de 30 anos de experiência Nasser Mohamad e o ganhador do primeiro lugar do Mercado Persa Ahmad Arman a professora de técnicas turcas Shahar Radyny e com um workshop voltado somente para o público infantil Anara Zapella.

belly_amazon3

Foram lindos shows e workshops, neste grande evento que teve uma maratona de 3 dias de workshops dois dias de balada árabe e um grande show foi tudo maravilhoso!!! Espero que ano que vem vocês possam estar com a gente!!

belly_amazon4

Categories:

Faça seu comentário